quarta-feira, 21 de outubro de 2009

SIMAVE/PROEB


Gráficos demonstram bom desempenho dos estudantes de Cachoeira Dourada no SIMAVE/Proeb.
O Jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte, destacou a reportagem analisando os resultados do SIMAVE/Proeb 2008, onde a cidade de Cachoeira Dourada ficou em segundo lugar em toda Minas Gerais, perdendo apenas para a cidade de Cachoeira da Prata - MG e destacou entrevista com a secretária de Educação e Cultura, Doralice Feitosa:
"A aposta nos educadores é a principal explicação para o resultado de Cachoeira Dourada", diz a secretária de educação local, Doralice Feitosa. "Na gestão anterior, o município pagava 70% da mensalidade do curso de graduação dos professores, o que permitiu a muitos ter o diploma superior. Agora, bancamos 100%. Também garantimos o transporte deles até a faculdade, que fica em outra cidade, a uma hora de distância", diz.
O fato de Cachoeira Dourada ter 2.300 habitantes ajuda a manter a evasão de alunos em baixa. "Fica mais fácil de a escola acompanhar as faltas. Temos uma equipe que vai até a casa do estudante saber o motivo da ausência e cobrar da família o retorno à sala de aula", explica. O município tem 170 alunos na Educação Infantil, 423 no Ensino Fundamental e 65 professores.
Outro atrativo para os estudantes foi a abertura de um centro cultural, que ensina, gratuitamente, arte, música, dança, teatro e capoeira fora do horário escolar. O serviço é oferecido pela prefeitura - praticamente o único empregador do município. "A cidade não precisa ser rica para oferecer uma boa educação aos moradores. É uma questão de gestão administrativa, de saber criar estratégias", ensina Doralice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário