terça-feira, 20 de outubro de 2009

Projeto: A Informática na Intervenção Pedagógica

Justificativa: Analisando os resultados individuais dos alunos, chegamos a conclusão que para mudar o quadro atual selecionamos as atividades as quais serão desenvolvidas, onde os professores e a Escola devem ter em mente que a formação básica buscada no Ensino Fundamental, só se realizará pela aprendizagem de competências e habilidades e não pela quantidade de informações (conteúdos). A intervenção pedagógica nas estratégias de sala de aula, são fundamentais para o domínio dessas habilidades que serão desenvolvidas.Objetivos geral: Construir o conhecimento com prazer através de atividades lúdicas no laboratório de informática de forma interdisciplinar envolvendo leitura, escrita, jogos incluindo os diversos gêneros textuais, contribuindo sobremaneira para a alfabetização e letramento.Objetivo específico: Trazer para o cotidiano da Escola a inclusão digital para garantir o aprendizado de forma lúdica e prazerosa, prender à atenção dos alunos através de atividades criativas, estimular a freqüência às aulas, oportunizar aos alunos atividades que contribuam para a efetiva construção de competência e habilidades, desenvolvendo atividades Pedagógicas para serem realizadas nas salas de aula e no laboratório de Informática nos anos iniciais e finais. Domínio da apropriação do Sistema da Escrita_ Decifração do principio alfabético. Decifrar o princípio alfabético que organiza a Língua Portuguesa;Compreender as relações entre fonemas (som) e grafemas (escrita);Adquirir a alfabetização plena; Mobilizar os conhecimentos necessários para interagir com eles; explorar textos que sejam do interesse dos alunos como, por exemplo, manchetes de jornais, tirinhas, charges, matérias de revistas voltadas ao público jovem e, a partir deles, trabalhar não apenas o conteúdo das mensagens, mas realizar uma reflexão sobre a escrita das palavras. Solicitar que contém as letras que compõem uma palavra, que localizem uma determinada sílaba em outras palavras, que pesquisem palavras que apresentem semelhanças entre sons iniciais e/ou finais, dentre outras; Trabalhar com letras de músicas explorando as rimas, de modo que os alunos percebam o que se repete tanto na pauta sonora quanto na escrita das palavras; Oferecer modelos de leitura para esse aluno, lendo para ele em voz alta a fim de que ele consiga perceber a importância de diferentes entonações e as paradas próprias aos sinais de pontuação; Realizar atividades mais prazerosas, tais como: bingos de sílabas, caça-palavras, palavras cruzadas, dentre outras. É importante lembrar que um aluno com cinco anos de escolarização sem estar alfabetizado não apresenta mais as características de uma criança que ingressa no Ensino Fundamental, seja em termos de seus interesses, seja no que se refere à sua experiência de mundo. Por isso, o investimento na alfabetização desses alunos deve buscar, antes de qualquer coisa, despertar neles o interesse e o desejo pela leitura. Domínio estratégias de Leitura
Localizar informações; Identificar gêneros textuais; Desenvolver atividades de interpretação de texto a partir de histórias em quadrinhos, charges e tirinhas. Esses textos podem servir à bordagem de conteúdos de diferentes disciplinas;Montar mural de curiosidades científicas, responsabilizando os alunos pela manutenção e atualização do mural; Ler e discutir com a turma matérias jornalísticas que estejam mobilizando o grupo, incentivando um posicionamento crítico dos alunos com relação a elas. Realizar debates sobre as temáticas lidas; Solicitar aos alunos que formulem hipótese com relação ao texto antes de lê-lo, baseando-se em pistas tais como: suporte de onde foi extraído (livro? panfleto? revista? jornal?), título do texto, diagramação na página, dentre outras possíveis. Após a leitura, comparar as conclusões a que se pode chegar às hipóteses levantadas inicialmente;Propor atividades nas quais os alunos devam recuperar os referentes de elementos de coesão tais como pronomes, elipses, substituições lexicais, sinonímias, hiperonímias, dentre outros. Essas atividades devem ser propostas a partir de textos de diferentes gêneros – poesias, textos de divulgação científica, histórias. Incentivar a comparação entre textos de diferentes gêneros que abordam uma mesma temática. Por exemplo, a questão sobre avanços da medicina pode ser abordada por um texto legal, por um texto jornalístico e por um pequeno artigo. Ler, discutir e comparar a forma como esses diferentes textos tratam da temática, é um importante exercício de leitura e interpretação; Montar, juntamente com seus alunos, uma pequena peça de teatro, pedindo para que cada aluno represente alguém que tem características específicas na sua forma de falar. Por exemplo: um senhor de idade, um adolescente, um pai, uma mãe etc.;Pedir aos alunos que se dividam em dois grupos. Um grupo fica responsável em registrar, por meios de gravações de textos, um tipo de linguagem monitorada, aquela em que a pessoa fala ou escreve utilizando a forma adequada do uso de língua naquela situação. Por exemplo, um telejornal, um artigo científico etc. O segundo grupo fica responsável pela gravação ou registro de textos que estejam na forma não-monitorada, situações em que o falante utiliza a língua na forma não-padrão. Por exemplo, um programa de rádio destinado ao público jovem, revistas para adolescentes, etc. após isso, você pode intervir mostrando o porquê e como a língua foi utilizada nas diferentes formas e qual foi o propósitos comunicativo dos exemplos que os alunos mostrarão.

Equipe de trabalho: Tutores de Laboratório de Informática. Especialistas no apoio Pedagógico: Celice Gonçalves Santana. Equipe Gestora:Cirlene Ferreira da Silva Guedes, Marluce Alves Gama de Andrade, Daniela Gonçalves Santana e Cleuza Rodrigues Menezes. Professores do 1º ao 9º ano de Ensino Fundamental da Escola Municipal “Marechal Rondon”

"Avaliação As dificuldades observadas serão relatadas aos professores que deverão juntamente com os tutores organizar as atividades pertinentes que possam potencializar a aprendizagem dos alunos."

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